II Triatlo de Esposende

Depois de um Trail no dia anterior e de comer como um "labajão" no convívio anual dos fraquinhos, nada melhor que uma prova de triatlo para queimar calorias. Assim, fui até Esposende fazer uma "perninha".

As condições climatéricas estavam impróprias para qualquer modalidade ao ar livre mas ainda assim não foram suficientes para afastar os 142 atletas participantes. A natação continua a ser o meu ponto mais fraco e terminei os 800m com 09m08s na posição 95. Este tempo foi atingido com uma corrente favorável... :p

Pela primeira vez andei de bike de estrada à chuva e numa das curvas de retorno do circuito deu para perceber o significado de travões de estrada... fui em frente porque a bike simplesmente não travava.

Na Bike pensei que ia fazer melhor mas doíam-me as pernas e a minha envergadura não ajuda nada contra o vento frontal que se fazia sentir num dos sentidos do percurso. Posição 74º nos 20km de ciclismo percorridos em 37m00s. Fiquei bastante contente com o meu tempo no segmento da corrida, tendo em conta os meus 100kg e que estou a recuperar da lesão nos tendões de Aquiles. 5000m em 20m53s (81º).

Resultado final foram 1h07m02s e 79º da geral, 74º masculinos e 11º no meu escalão. Tudo isto para percorrer 800m de natação, 19800m de ciclismo e 5000m de corrida. Os tracks e os detalhes técnicos podem ser vistos nestes links: natacao, ciclismo, corrida.

Parece que este meu novo desafio já começa a contagiar outros fraquinhos ao ponto de me terem prometido a 29 de Setembro em Vila Nova de Cerveira estaremos presentes com pelo menos 3 superfraquinhos no triatlo PORterra (eu, Alexandre e Machado). Para que eles não se esqueçam de treinar e daquilo que prometeram fica aqui a noticia em 1ª mão. :p

Comments

SUPERFRAQUINHOS DAY

Hoje foi dia dos Superfraquinhos. O dia começou Às 8h na pastelaria Babá em Vila Verde para tomar o pequeno almoço.

Seguiu-se um passeio de Bike onde participaram a maior parte dos elementos do grupo e de um Trail RUN onde estiveram presentes o António e o Tomané.

Ao almoço o Mendes foi o cozinheiro de serviço e o convívio terminou já ao final da tarde depois de muita treta e banhos de piscina.

Logo que possível divulgaremos os tracks e todas as fotos do evento. Um obrigado especial ao Leite e família pela disponibilização da casa e por todo o trabalho na preparação do evento.

Comments

Triatlo longo de Caminha: EMPENO

Depois de no ano passado ter participado numa prova aberta de triatlo meti na cabeça que iria fazer um IRON MAN. Assim este ano nada melhor do que fazer um triatlo longo (HALF IRON MAN).

A preparação da aventura começou mais ou menos em Fevereiro/Março deste ano. Nos últimos anos o único desporto que pratiquei foi o BTT pelo que tive que investir na corrida e na natação.

Sempre pensei que a natação fosse o mais complicado pois até o ano passado nunca tinha nadado mais de 100m seguidos! Apesar de praticamente não correr à cerca de 10 anos não me pareceu que a corrida fosse um problema.

TREINO

Para a natação comecei a ir para a piscina 3 ou 4 vezes por semana sem preocupações com técnicas nem tive nenhuma espécie de aulas. O objetivo era apenas sentir-me à vontade dentro de água e ganhar a resistência para fazer os 1900m. Os progressos foram rápidos e satisfatórios, apesar disso só por 2 ou 3 vezes ultrapassei os 1900m na piscina e nunca tinha nadado em águas livres.

O treino da corrida foi bastante difícil nas primeiras semanas com bastantes dores nos joelhos e tendões de Aquiles. Ainda assim superei as dores e já fazia trails e meias maratonas com distancias superiores a 20km. Em Maio as dores nos tendões de Aquiles voltaram e tive que parar de correr até à semana passada. Um mau presságio para quem teria que correr 21km nesta prova.

A bicicleta era o meu ponto forte mas tive que reduzir imenso os meus treinos de bike para poder dedicar tempo às outras duas modalidades.

DIA DA PROVA

A aventura começou às 5 da manha quando acordei e antes das 7h já estava a equipar e a preparar o material em Caminha.
Estava bastante otimista para conseguir superar os 1900m da natação que segundo a organização seriam feitos a favor da corrente!!

Às 7h30 arrancamos num ferry boat que nos levou para a zona de partida e o nervoso miudinho começava a fazer-se sentir.

O ferry boat "largou-nos" a cerca de 200m das boias de partida... Upssss... as contas não eram difíceis 1900+200 = 2100... Engoli em seco e comecei a nadar calmamente para não desperdiçar energias... Ia tão calmo que ainda só tinha percorrido metade do caminho até às boias de partida e a malta já tinha iniciado a prova! Coisas de NOOB! Para além disso em nenhum momento senti a corrente a favor... bem pelo contrário. A última dificuldade no percurso de natação foi a minha técnica apurada de nadar em Z. Certamente um ponto a treinar para o futuro será respirar para ambos os lados e olhar em frente! Talvez fosse a minha vontade de acabar rápido que me levava sempre para a margem. Utilizando a técnica do croché (nadar em Zs) resultou que sai da agua completamente exausto e cheio de caibras!

Tempo de 49m53s e mais de 2400m nadados segundo o meu Garmin e na posição 130... ufa, ainda havia pelo menos mais 70 dentro de agua. :)

De seguida calmamente tirei o fato, calcei umas meiazitas e equipei para o ciclismo... foi uma saída a super fraquinho! :p

Estava no meu ambiente e apesar da dureza do percurso fui sempre a ultrapassar. Resultado foram 3h19m22s para percorrer os 90km do ciclismo e tinha recuperado diversas posições (posição 52 no ciclismo).

So faltavam 21km e eu ainda não sabia como ia conseguir faze-los. Nos primeiros kms apanhei algumas "boleias" e consegui correr abaixo dos 5m/km. Mas foi sol de pouca dura pois não conseguia manter aquele ritmo e ate ao final foi sempre a sofrer. Houve zonas que via tudo desfocado e sentia calafrios... Apesar da frequência cardíaca estar baixa, as pernas não respondiam... foi frustrante ver dezenas de atletas a ultrapassarem-me nos 2 últimos kms. Mesmo a 200m da meta continuava a ser ultrapassado e de forma alguma conseguia dar aquele ultimo esticão.

Resultado da corrida foram uns miseráveis 1h55m45s e a posição 99. A classificação final deixou-me no lugar 71 e em 16º da minha categoria com 6h05m01s. Sei que posso fazer muito melhor e por isso "I'll be back!".

O track e os detalhes tecnicos da natação podem ser vistos neste link. O track e os detalhes tecnicos do ciclismo podem ser vistos neste link. O track e os detalhes tecnicos da corrida podem ser vistos neste link.

Comments