Ultra Trail dos Amigos da Montanha

No passado domingo os fraquinhos José Machado e Pedro Braga arrancaram bem cedo, com destino a Barcelos, para mais um Ultra Trail. Ainda de noite e com um frio de quebrar orelha :)  foi dada a partida rumo às montanhas do concelho de Barcelos. 



Na preparação da prova verificamos que o trajecto seria quase idêntico à edição anterior, com ligações no início e fim algo diferentes, mas as passagens nos mesmo lugares icónicos estava garantida. O início arrancamos conservadores pois as dificuldades que estariam pelo caminho eram já conhecidas, e com o avolumar dos kms o desgaste foi crescente, pelo desnível positivo acumulado, mas em especial pelas múltiplas descidas técnicas que castigavam joelhos e articulações incautos.  




Revigorados pelos abastecimentos fartos, aquecidos pelo Sol de Inverno, entusiasmados pelo céu limpo e paisagens brutais, forçamos o andamento pois queríamos melhor o registo de tempo do ano anterior.


Passagem da praxe no slide, fartote de canja e presunto no moinho, travessia no rio em canoa (aqui fica uma nota de mérito ao meu amigo Foguete, que nesta modalidade brilha, pois até as motas de água saiam da frente para que a nossa canoa pudesse rumar à meta ehehehe),





e quase sem dar por isso, estávamos de volta ao ponto de partida no centro da cidade de Barcelos, onde fomos recebidos com honras de entrevista tal o mérito da prestação (LOL eheheh).


Um agradecimento especial aos fraquinhos Luis e Nuno, pois formaram a comitiva de boas-vindas na chegada desta prova.
Porém não fomos os únicos Fraquinhos a "danificar" a camisola neste evento, pois conforme relato do Paulo Sousa e Tómané Mendes, optaram por participar no Trail Amigos da Montanha, na vertente dos 30kms pois ainda não se sentem totalmente preparados para se aventurarem na distância maior. 

Se o Ultra Trail com os seus 60km era demasiado, o Mini Trail com 15km era pouco, por isso, a opção pelos 30kms, à partida sem grandes objectivos traçados. Sendo esta a distância mais longa que iríamos correr (o máximo tinha sido a Meia Maratona), a ideia era somente terminar a prova e testar as nossas capacidades.


A parte inicial da prova foi efectuada a um ritmo lento, com o pelotão a fazer constantes pára-arrancas, quer nas nas zonas mais estreitas, quer nas subidas. Com o passar dos quilómetros e com os mais lentos a ficar para trás, a corrida ganhou um ritmo mais estável. Se a ideia era eu e o Tó Mané fazermos esta prova juntos, cedo verificamos que estávamos com andamentos muito diferentes, uma vez que ele começou a ficar empenado com as dores que sentia no joelho. Fiz por acompanhá-lo o máximo de tempo que pude, mas como a lesão dele teimava em não o poupar, especialmente nas descidas, a partir do Km16 optamos por deixá-lo ao seu ritmo e eu seguir no meu. Mas não o deixei sem primeiro o ver a dar um valente malho!


Se bem que os últimos 10kms fossem muito mais rápidos que o restante percurso, o desgaste físico provocado pelas 3 paredes do trajecto (sobretudo pela última ao Km19) tiveram o seu efeito. Mas à medida que a meta se aproximava, o desgaste físico deixou de importar porque só interessava terminar. E no final, o arrepio sentido por terminar a prova suplantou qualquer coisa!
E se nos 30km foi assim, o que dizer quando a distância é bem mais longa…!! Mas isso fica para o futuro…
Parabéns ao Tó Mané por ter conseguido terminar a prova apesar de lesionado.
Os nossos Parabéns também para os Amigos da Montanha, pela excelente organização deste evento que nos levou por paisagens espectaculares"

No fim deste evento fica a certeza que o Ultra Trail veio para ficar nos Fraquinhos, pese embora o monumental empeno que recebemos de prémio. As fotos possíveis podem ser vista no facebook dos Superfraquinhos, e os detalhes técnicos neste link. Venha 2014 com maiores desafios!
Comments

NGPS - Trilhos dos Mouros


Como não podia deixar de ser, este fim-de-semana, os fraquinhos dirigiram-se a Castêlo da Maia para participar em mais uma etapa do Circuito NGPS, desta feita organizada pelo Grupo BTT Caça Mouros.
Se à partida íamos com algum cepticismo quanto às paisagens que íamos encontrar, rapidamente ficamos algo desapontados com os trilhos escolhidos, muito por culpa da imensa sujidade que encontramos pelos montes fora. Se bem que a organização seja alheia a isto, é frustrante percorrer os montes com tanto lixo acumulado. Infelizmente, isto é um problema que encontramos em qualquer zona do país...



.
Desta etapa, ficou ainda nas nossas memórias os inúmeros quilómetros feitos longe de tudo e de todos a seco. Sem um único ponto de água ou local de abastecimento, já se imaginava água onde ela não existia . Quando esperávamos encontrar civilização, lá vinha mais uma subida para desmoralizar as tropas. Por volta do Km57 e havendo necessidade urgente de restabelecimento de energias, abandonamos provisoriamente o trajecto e fomos em busca de um local de abastecimento, o que felizmente acabou por ser encontrado 1Km depois. Reanimados, lá voltamos ao trajecto para concluir o mais rápido possível esta etapa.
Só um pequeno apontamento que deve ser encarado com um espírito construtivo para o futuro: Ao conceito NGPS, está associado sem dúvida a autonomia total e a navegação por GPS. Contudo, e à semelhança de muitas outras etapas, tal não impede que hajam indicações de pontos de água e/ou cafés para que os participantes se possam reabastecer em caso de necessidade. Se não os houvesse, bastaria um simples alerta prévio quanto à sua inexistência. Dessa forma, a maior parte dos participantes iriam certamente mais precavidos e não ficariam tão desgastados com esta experiência.



Pelo menos esta etapa valeu pelo companheirismo do grupo e pelo reencontro com outros amigos do BTT.
Os detalhes do track podem ser vistos aqui e algumas fotos estão disponíveis na nossa página.
Comments

SuperFraquinhos @ Sports Weekend


SuperFraquinhos nunca param!!! E no fim de semana passado foram 3 os SUPER. No sábado, os fraquinhos Nuno, André e Gonçalves juntaram-se aos amigos da montanha em mais uma actividade de canoagem no Rio Neiva.
Tivemos imensa sorte e apanhamos um dia em que o caudal estava bem puxado e a adrenalina foi considerável. No caso de alguns participantes, as sensações foram inversas e foi notório o pânico em algumas caras sempre que a agua acelerava nos rápidos!


No final, todos adoraram a experiência e ficaram com vontade de repetir brevemente! Vamos lá aproveitar o inverno e poupar um pouco as correntes e navegar mais rios. :-)
No domingo, tivemos a companhia de mais 2 fraquinhos (Paulo e Tó Mané) na nossa participação em mais uma edição da Castanhada.


 É certo e sabido que a zona dos Arcos de Valdevez é dos mais belos locais para se realizarem mega passeios de BTT, e o destino desta vez foi em direcção ao Mezio. Os primeiros 10 kms do percurso, foram um constante acumular de lama, travessias de cursos de agua e lentidão com o amontoar de pessoal nas zonas de travessia. Por isto, é consensual nos nossos representantes a insatisfação com este inicio, e alegremente o teríamos evitado caso soubéssemos para o que íamos.
Felizmente, depois veio a zona já conhecida que nos levou até às portas do Mezio. E resumindo o brutal percurso assenta em Dureza e Pedra, muita Pedra.


Como gostamos tanto disto, ainda alinhamos num "engano" de 10 kms, a começar num posto de vigia, descemos a valer até que quando já estávamos fartos de tanto descer resolver perceber que não víamos fitas de sinalização à montes de tempo. Toca a voltar para trás e subir aquilo tudo, que DORES. Mas depois, quando finalmente do rumo certo, fomos brindados pela descida final. Mesmo à medida (de quem gosta de descer claro) e bota mais pedra, trialeiras, lama e piso escorregadio. TOP.
Os detalhes do percurso podem ser vistos aqui. (a kilometragem está avariada porque me esqueci de carregar no Stop :-( . E podem ver as restantes fotos aqui.
Para terminar, fica um video para mostrar alguns dos destaques deste fim de semana. Venham mais assim!!!!


Comments

Domingo é dia de treino...com estreia nas fininhas

Ora deixado sozinho pela mobilização de fraquinhos ocorrida ontem à noite para um evento desportivo que fortalece tronco e membros superiores, conhecidos pelos praticantes como o "levantamento do copo", 

decidi por em prática uma ideia que venho a "alimentar" há já algum tempo. Tomando partido da generosidade do nosso Presidente, o grande João Leite, que me emprestou a ferramenta, meti-me à estrada para um treino de bicicleta, em estreia absoluta na roda fininha. As sensações nestas bicicletas são muito diferentes do BTT: sentimos a potência transmitida aos pedais de forma directa, imediata, e estamos sempre em carga, o que tem muitas semelhanças com a corrida se retirarmos os impactos, logo...adorei!

Detesto porém duas coisas que experimentei: calçada em paralelo e falta de suspensão, não há quem aguente das "cruzes". 

Assim, como ainda estou em recuperação da Maratona do Porto, e nunca fiz estrada, o resultado do treino é hiper-fraquinho se considerar os mestres Sr.ºLei, Grande e Gustavo (detalhes técnicos aqui), amigos do grupo que levam já milhentos kms nestas andanças, mas terminei a volta com muita vontade de pedalar, e com um sorriso na cara. Em suma, definitivamente fiquei cliente!
Comments

NGPS - Trilhos dos Conquistadores


Trilhos dos Conquistadores!!!
Não podíamos faltar à chamada e conquistar os trilhos que os nossos amigos 4teambtt prepararam para nós. 5 fraquinhos marcaram presença, num passeio com marca NGPS. Isto é o mesmo que dizer dureza q.b. e trilhos do melhor.

 As subidas eram muito duras, e muito mais para quem estava um pouco limitado fisicamente como eu. O sofrimento foi consideravel e apenas foi minimizado na parte final na descida da Penha. A adrenalina disparou...
A juntar à festa 3 dos fraquinhos decidiram sair a pedalar a partir de Braga, o que fez aumentar mais um pouco a dificuldade. Mas apesar de sermos fraquinhos, não viramos nunca a cara à luta.
Venha o proximo NGPS ...


Os detalhes do track podem ser vistos aqui e algumas fotos estão disponíveis na nossa página.


Comments

X Maratona do Porto 2013


Num Domingo de tréguas do Inverno que já chegou, repleto de sol e céu azul, rumaram os fraquinhos José Machado e Pedro Braga à magnífica cidade do Porto para participar na X Maratona do Porto. De referir que este dia é o culminar de muitos treinos de preparação física e mental para a prova rainha de corrida em estrada logo a ansiedade já vinha fazendo-se notar nos derradeiros dias...quer-se dizer isto para o comum dos corredores José Machado, pois para o Pedro Braga, aKa Foguete, este Domingo foi o culminar de uma semana totalmente ordinária que terminou numa jantarada até altas horas na noite anterior a festejar o aniversário da esposa...dasse para o artista!
Bom, hostilidades começam junto ao Palácio de Cristal,
rumando uma onda humana para a lindíssima zona da Foz, com passagem pela marginal de Matosinhos
até junto à ponte móvel no ponto em que o trajecto se dirige ao longo de toda a marginal até à Ponte D. Luis, com visita rápida a Vila Nova de Gaia na zona do Cabedelo, para após este ponto de viragem rumar ao Parque da Cidade, passando porém no último ponto de viragem sob a Ponte do Freixo. Esta longa distância é conhecida pelo desgaste que causa, que se torna realmente notório nos últimos 15kms, em que a corrida é essencialmente mental. Depois da alguns looonnnggggoooooos minutos no longo regresso ao Castelo do Queijo, iniciamos a subida final para o parque da cidade já rodeados de espectadores...indiscritível! A visão da linha de meta traz da alma emoções que só quem corre por gosto nestas distâncias sente, alegria orgulhosa e sentido de dever cumprido...viciante!
Pessoalmente, por ser a minha estreia na temida Maratona, arranquei a medo mas confiante na preparação que tinha feito com o objectivo de terminar em menos de 3horas e 30 minutos, correndo a primeira metade da distância bem acima do ritmo previsto, ousadia que vim a pagar mais tarde com clara perda de ritmo na parte final, contudo concluindo dentro do objectivo com o tempo líquido de 3horas e 17minutos...sou MARATONISTA carago!
Os detalhes técnicos da minha prova por ser vistos aqui e a fotos no Facebook dos Superfraquinhos.
Venham o Ultra Trail dos Amigos da Montanha dentro de 3 semanas!


Comments