Trail de Santa Justa: o batismo

Três fraquinhos (Leite, Pedro Braga e Machado) participaram dia 29 de Julho no Trail de Santa Justa em Valongo, trantado-se de uma estreia em trails para mim e para o Machado. E o que há a dizer? Um verdadeiro espetáculo... quero mais...muito mais.
Como não estou habituado a estas andanças, não só a trails mas a corridas no geral, cometi diversos erros de rookie: treinei demasiado na semana da prova (entre segunda e sexta corri 57 km divididos por quatro treinos, acabando a semana com 78 km após o trail); utilizei meias demasiado finas e sem cano (rasguei-as e entraram pedras); utilizei calçado para correr na estrada (perdia tração nas subidas, escorregava nas descidas e a sola era demasiado maleável); cabelo tem de ir mais curto ou pelo menos preso; levar alfinetes para prender os dorsais (o meu obrigado aos simpáticos participantes que me cederam alguns); tenho de levar algo para comer caso fique cansado antes do reforço.
A organização, na minha opinião, falhou em três pontos: a prova começou quase 40 min atrasada, o que complica as contas dos atletas no que respeita à quantidade de comida ingerida e às necessidades energéticas; forneceu dorsais em papel, logo estes desfaziam-se e caíam; as placas que marcavam os km's estavam incorretas, em alguns casos mais de 1 km, o que numa corrida me parece fazer muita diferença. No entanto, as marcações, a localização dos reforços e a diversidade de comida nestes estavam impecáveis. No geral estão de parabéns.
No que respeita a prestações, o Machado foi o melhor dos fraquinhos (2h e 14 min) enquanto eu e o Pedro acabamos ao mesmo tempo (2h e 22 min). Como levei GPS, os detalhes da corrida podem ser vistos no link.
Mal posso esperar pelo próximo, e a vontade de fazer provas com mais km's e dificuldade técnica superior são um belíssimo incentivo para continuar a treinar nos próximos tempos.
Comments