Triatlo: My first time...

Em Março de 2012 comecei a nadar. Primeiro 10 piscinas, depois 20, uma semana mais tarde já fazia 40 (sem ficar a morrer) e em pouco mais de 2 semanas já estava a fazer mais de 2500 metros. Passei a complementar o meu treino de RPM/BTT com natação e 2 ou 3 vezes por semana ainda continuo a nadar cerca de 800 metros.

A corrida tambem era algo que não fazia de forma regular, mas aqui e ali sempre dava umas corridinhas. Infelizmente nos ultimos tempos sempre que tentava correr ficava cheio de dores nos gémeos ou nos tendões de Aquiles. Por essa razão os treinos nunca eram tantos como os necessários ou nas distâncias pretendidas.

A bicicleta é de facto o meu forte e basta dizer que em 2011 fiz mais de 8000km de BTT. Este ano conto bater esse record! :p

Assim sendo, tracei como objetivo para 2012, fazer algumas provas de Triatlo e hoje foi a primeira! Tratou-se de uma prova aberta a atletas federados e não federados que se realizou em Esposende. As distâncias deixaram-me bastante optimista e essencialmente o objectivo era "aprender" e experimentar. (300m natação, 8000m ciclismo e 2000m corrida)

As primeiras dificuldades foram a indumentária para a qual obviamente não estava preparado! Comecei por nadar com uns calções almofadados de BTT e não me deixaram tirar a camisola para nadar o que mais tarde se revelou "doloroso". Os primeiros metros da natação, até à primeira boia ia muito bem posicionado mas quando vou a dobrar a boia começo a levar pontapés e a sentir braços a bater-me nas costas que me empurravam para baixo! Foi o terror! Deixei de controlar a respiração e comecei a ficar assustado... A boia sismava em enrolar-se em mim e aquela dobragem ia matar-me! Entretanto fiquei sem forças e nem conseguia levantar os braços para nadar crawl! A camisola toda molhada parecia que pesava 1 tonelada, a forte corrente (devido ao vento) fazia-me precisar de 3 braçadas para me deslocar 1 metro! Estava exausto pelo que virei-me de costas e comecei a nadar apenas batendo as pernas. Quando tentava nadar crawl não conseguia controlar a respiração (devido à ondulação) e a camisola fazia balão por cima do meu pescoço! Fui então a nadar bruços coisa que não sei fazer! Quando estava a chegar à zona de transição usei as cordas para me puxar para fora de água... que terror!

Desloquei-me a passo de caracol para a minha bike e apesar de me terem avisado que guardasse referências visuais para o local dela, a verdade é que andei para trás e para a frente e não a encontrava... parecia uma barata tonta no espaço de 5 metros e não encontrava a bike! :p Entretanto quando saio da zona de transição já estava quase recuperado da traumática experiência aquática! Alguns segundos mais tarde já me sentia o Cavendish a ultrapassar vários concorrentes! Mal passava um, o objetivo era passar o próximo... Foi assim até o final dos 8km sempre com o coração na boca e sem ter aproveitado nenhuma roda! (tambem ninguem aproveitou a minha o que com aquele vento de frente e dadas as minhas dimensões teria sido um mimo...eheheheh)

Quando entro novamente na zona de transição volto a ser ultrapassado por vários concorrentes pois demorei demasiado tempo a apertar os cordões... aliás só me faltou arranjar um banco e calçar umas meizitas! A corrida correu bem melhor do que o que esperava e quando um concorrente me ultrapassava, eu aproveitava e abusava ao máximo da boleia! Não fui ultrapassado por muitos concorrentes e nos ultimos 300m estava à espera de ligar o turbo e ultrapassar alguns mas isso foi um acto de "loucura temporária" que rapidamente tirei da cabeça! :p

Resumo: Adorei e vou repetir. Tenho que arranjar roupa apropriada e treinar melhor a natação, preferencialmente natação com misto de rugby. Tenho tambem que arranjar uma bike de estrada (já está tratado) e arranjar forma de me equipar mais rápido.

20º classificado em 60 participantes. 3º classificado no meu escalão, 36m37s.. F*cking great!

Espero que os outros fraquinhos se roam de inveja de mais esta aventura em que não participaram. :p Espero tambem que a malta que proximamente vai fazer Trails faça uma reportagem tão boa ou melhor que esta pois certamente serei eu a invejar-vos.

Comments