Serra da Maçã, Cabreira e Moinhos de Rei

Acompanhados pelo Fausto Ramos, um bom amigo e habitué nas aventuras do pedal, o J. Mendes e o J. Leite partiram bem cedo para perto de Celorico de Basto numa manhã de Inverno verdadeiramente gelada.



O trajecto a percorrer, obtido através de mais um amigo do pedal dos SF (obrigado mais uma vez Joel), passava pelas Serras da Maçã e Cabreira, acabando bem perto dos Moinhos de Rei em Abadim. Pelo caminho ainda se passaria pela barragem de Venda Nova e as já inactivas Minas da Borralha, onde se extraía volfrâmio durante a Primeira Grande Guerra.


A meteorologia esteve perfeita, pois o Sol aquecia o corpo (e a alma), disfarçando o frio invernal, e o horizonte estava limpo. Estava tudo tão perfeito, que foram precisas quase 3:30h para percorrer a primeira metade do caminho (cerca de 30 kms) devido a várias paragens para ver as paisagens, tirar fotos (e consertar pneus furados). A segunda metade foi feita a um ritmo bem mais elevado e com menos paragens. Fica também a nota para descida do Alto do Talefe até à Aldeia de Lamalonga, digna de uma grande prova de Enduro e com uma vista de cortar a respiração.


Com o ano a terminar, e com o pensamento já nos desafios de
2015, estes percursos são uma verdadeira motivação para continuar a explorar serras e montanhas.

O track pode ser visto aqui e as fotos podem ser vistas aqui.
Comments