NGPS - Trilhos dos Mouros


Como não podia deixar de ser, este fim-de-semana, os fraquinhos dirigiram-se a Castêlo da Maia para participar em mais uma etapa do Circuito NGPS, desta feita organizada pelo Grupo BTT Caça Mouros.
Se à partida íamos com algum cepticismo quanto às paisagens que íamos encontrar, rapidamente ficamos algo desapontados com os trilhos escolhidos, muito por culpa da imensa sujidade que encontramos pelos montes fora. Se bem que a organização seja alheia a isto, é frustrante percorrer os montes com tanto lixo acumulado. Infelizmente, isto é um problema que encontramos em qualquer zona do país...



.
Desta etapa, ficou ainda nas nossas memórias os inúmeros quilómetros feitos longe de tudo e de todos a seco. Sem um único ponto de água ou local de abastecimento, já se imaginava água onde ela não existia . Quando esperávamos encontrar civilização, lá vinha mais uma subida para desmoralizar as tropas. Por volta do Km57 e havendo necessidade urgente de restabelecimento de energias, abandonamos provisoriamente o trajecto e fomos em busca de um local de abastecimento, o que felizmente acabou por ser encontrado 1Km depois. Reanimados, lá voltamos ao trajecto para concluir o mais rápido possível esta etapa.
Só um pequeno apontamento que deve ser encarado com um espírito construtivo para o futuro: Ao conceito NGPS, está associado sem dúvida a autonomia total e a navegação por GPS. Contudo, e à semelhança de muitas outras etapas, tal não impede que hajam indicações de pontos de água e/ou cafés para que os participantes se possam reabastecer em caso de necessidade. Se não os houvesse, bastaria um simples alerta prévio quanto à sua inexistência. Dessa forma, a maior parte dos participantes iriam certamente mais precavidos e não ficariam tão desgastados com esta experiência.



Pelo menos esta etapa valeu pelo companheirismo do grupo e pelo reencontro com outros amigos do BTT.
Os detalhes do track podem ser vistos aqui e algumas fotos estão disponíveis na nossa página.
Comments