X Maratona do Porto 2013


Num Domingo de tréguas do Inverno que já chegou, repleto de sol e céu azul, rumaram os fraquinhos José Machado e Pedro Braga à magnífica cidade do Porto para participar na X Maratona do Porto. De referir que este dia é o culminar de muitos treinos de preparação física e mental para a prova rainha de corrida em estrada logo a ansiedade já vinha fazendo-se notar nos derradeiros dias...quer-se dizer isto para o comum dos corredores José Machado, pois para o Pedro Braga, aKa Foguete, este Domingo foi o culminar de uma semana totalmente ordinária que terminou numa jantarada até altas horas na noite anterior a festejar o aniversário da esposa...dasse para o artista!
Bom, hostilidades começam junto ao Palácio de Cristal,
rumando uma onda humana para a lindíssima zona da Foz, com passagem pela marginal de Matosinhos
até junto à ponte móvel no ponto em que o trajecto se dirige ao longo de toda a marginal até à Ponte D. Luis, com visita rápida a Vila Nova de Gaia na zona do Cabedelo, para após este ponto de viragem rumar ao Parque da Cidade, passando porém no último ponto de viragem sob a Ponte do Freixo. Esta longa distância é conhecida pelo desgaste que causa, que se torna realmente notório nos últimos 15kms, em que a corrida é essencialmente mental. Depois da alguns looonnnggggoooooos minutos no longo regresso ao Castelo do Queijo, iniciamos a subida final para o parque da cidade já rodeados de espectadores...indiscritível! A visão da linha de meta traz da alma emoções que só quem corre por gosto nestas distâncias sente, alegria orgulhosa e sentido de dever cumprido...viciante!
Pessoalmente, por ser a minha estreia na temida Maratona, arranquei a medo mas confiante na preparação que tinha feito com o objectivo de terminar em menos de 3horas e 30 minutos, correndo a primeira metade da distância bem acima do ritmo previsto, ousadia que vim a pagar mais tarde com clara perda de ritmo na parte final, contudo concluindo dentro do objectivo com o tempo líquido de 3horas e 17minutos...sou MARATONISTA carago!
Os detalhes técnicos da minha prova por ser vistos aqui e a fotos no Facebook dos Superfraquinhos.
Venham o Ultra Trail dos Amigos da Montanha dentro de 3 semanas!


Comments