Maratona do Porto

No domingo realizei um dos objetivos a que me tinha proposto para este ano, fazer uma maratona.
Decidi que teria de ser em casa a primeira vez :) e optei por enfrentar a distancia mitica dos 42.195m no Porto.
Três a quatro meses antes da prova, iniciei o meu treino de preparação. Nunca passei dos 40km por semana (3 treinos).
Provavelmente seria muito pouco, contudo com uns passeios de bike ao fim de semana e uns trails a coisa iria lá...
Na semana passada tive mais cuidados com a alimentação e fiz o ultimo treino na quarta, depois foi só esperar até Domingo.

Às 9H em ponto foi dado o tiro de partida no Palácio de Cristal para os 8000 atletas, distribuídos entre as duas provas: family race (15km) e a Maratona.
Arranquei com uns colegas e o objetivo era chegar ao fim, se possível com um tempo inferior às 4h.
Os primeiros kms são lindos e auto-confiança não falta, tinha pra dar e pra vender. Ambiente espetacular e sentia-me muito bem em frente ao edifício da Alfandega(21km). Metade já está feito com sucesso!
Passamos a Ribeira com muita gente a aplaudir e objetivo agora era a Afurada (27km). Nos reforços não perdia uma oportunidade de varrer tudo o que podia sem parar.
O corpo todo bebeu powerade comi um cacho de bananas e toda a minha cara era marmelada. Sabia que o grande teste estaria acima dos 30km pois não tinha passado essa marca e supostamente fala-se, no mundo das corridas, da parede virtual entre os 30 e os 32km. Enquanto procurava a "parede" perdi um abastecimento sólido (35km)...ups.
Erros pagam-se caro e já sabia que vinha pain. No quilometro 36 e 37 passei um mau bocado mas pensei que o sacrifício seria curto (aprox. 30mim) e comecei a pensar km a km. Quando avisto a tabuleta dos 39km pensei: "Vou enfardar(comer) aos 40km e depois viro para a Avenida da Boavista e está feito!!!"
Assim foi, no inicio da avenida já havia muito apoio das pessoas e a dada altura formou-se um corredor humano. Os atletas passavam pelo meio e a pessoas puxavam por nós pelo nome que tínhamos no dorsal.
Meus caros que sensação!!!! Entrei no corredor desfeito mas rapidamente fiquei galgo, só falta a cereja no topo do bolo...
Braços no ar e um misto de sensações inexplicáveis. Esta ninguém me tira!
Objetivo cumprido, com 3h45m49s.

Para o ano conto com mais fraquinhos. O track e os detalhes técnicos podem ser vistos aqui.

Comments