Who's Back? SuperFraquinhos!!!!

Este fim de semana decorreu a grande travessia na Serra da Estrela. Um percurso com cerca de 200km entre Unhais da Serra e a Guarda.
À imagem do ano passado, esta prova prometia e os fraquinhos, Pedro e Mendes decidiram embarcar na aventura e lá foram na loucura... 


1º Dia - Sábado [Unhais - Guarda] - 98km 3500d+

Chegamos a Unhais da Serra na sexta-feira a tempo de assistir ao briefing no hotel, o Luís deu as indicações mais relevantes do percurso e no final fomos para a sede da junta de freguesia onde iríamos pernoitar. Às 6 da matina, se calhar o galo cantou e eu não ouvi o que é certo é que ninguém mais dormiu (:S) algazarra matinal sem motivo uma vez que a partida era às 8e30H.
O tiro de partida foi dado no H2otel e a partir daí foram logo 16,5km de subida com 1000d+, só que o vento até ao topo foi o nosso maior inimigo, as rajadas eram tão fortes ao ponto de tombar uma colega 4 vezes!
Já lá em cima o tempo estava um pouco nebuloso mas à medida que nos aproximamos de Manteigas melhorou e podemos desfrutar de todo o esplendor das paisagens serranas.
Com o pequeno almoço tomado às 7e30h a minhas esperanças de me reforçar como um labajão passavam, pensava eu, por Manteigas +- a meio do percurso. Errado! Afinal ainda teria de andar uns bons kms, até às 4 da tarde para encontrar um café. Até lá foi um desespero tão grande que ponderei virar-me aos fetos e à giesta o Mendes lá me segurou e não houve necessidade de roçar o mato. O que parecia um pesadelo virou sonho quando abandonei o café!
Depois de renascer já faltava muito pouco, avistavam-se as eólicas com subidas mais acessíveis e por detrás a Guarda.
Chegados à Guarda optamos por dormir no hotel para recuperar melhor para o dia seguinte.



2º Dia - Domingo [Guarda - Unhais] - 85km 2500d+

Já com o pequeno almoço tomado e com umas sandes de prevenção, partimos do Hotel Lusitânia em direção a Unhais da Serra. O tempo estava bom e certamente seria um dia fantástico para tirar umas fotografias.
Esperei até à saída do ultimo ciclista para tirar umas fotos da partida e no final arranquei. Um bom samaritano merece um bónus e eu tive o meu, um furo no primeiro km!
Com a ajuda dos bikes vassoura e de um local, que me trouxe uma bomba de pé, troquei a câmara e arranquei o mais rápido possível para não me afastar do pessoal, até porque não me estava a apetecer nada fazer os "restantes" 84km sozinho. Passei a Guarda e comecei a aproximar de uns ciclistas e a partir daí tudo se recompôs.
Tivemos algumas subidas duras com muita pedra à mistura assim como descidas rápidas e longas, sempre com paisagens abruptas com contornos bem definidos, dignas da maior serra do país.Mas até aqui passamos por sítios devastados pelos incêndios :(.
Todavia o pior ainda estaria por vir depois da pista de ski em Manteigas, onde fizemos um pit stop para reabastecer.(Eat like a rino)
Que parede! Não sei se teria mais de 1km mas era muito íngreme, nada como poupar energias porque ainda faltava a subida final de 18km com 900m d+. Se cansaço da subida dava para esmorecer, bastava um simples olhar para o lado e lá do alto por momentos abstraiamos de tudo.
No topo, tempo de vestir casacos porque até ao H2Hotel eram 11 km a descer.Soltem a pareeedeeee...  
Chegado ao hotel, banhoca para tirar os mosquitos da descida :P e no fim um grande jantar, que para ser um casamento só faltavam os noivos. Massas, almôndegas de salmão, sopinha, saladinhas, folhados, tortilhas, tartes, bolos de aveia e banana, gelatina, fruta, batido de chocolate, hortelã  etc etc. Tudo o que o Grande detesta, mas nós pensamos nele e nessa hora fizemos um esforço para ainda comer mais.




Foi uma jornada espetacular pelo Parque Natural da Serra da Estrela, conhecemos pessoas de todo o país com um grande espírito de aventura!!
Parabéns a toda a organização do Who's (Luís Martins & staff), pelo magnifico passeio que nos proporcionaram. Durante os dois dias foram incansáveis, sempre presentes ao logo de todo o percurso e alegria e boa disposição nunca lhes faltou. Bem hajam!
Who's next?


Os detalhes técnicos e os tracks podem ser vistos nestes links:  Day1 e Day2. Todas as fotos podem ser vistas no facebook.
Comments